Publicações

Pessoas físicas poderão receber recursos do exterior diretamente em reais

O Banco Central divulgou ontem (20/9) a Circular 3.914, que permite que pessoas físicas possam receber recursos transferidos do exterior diretamente em reais, em sua conta corrente ou conta poupança.

Atualmente, quem recebe recursos em moeda estrangeira precisa contratar uma operação de câmbio, para converter os recursos em reais, sendo necessário também contratar uma operação de câmbio para este fim.

Com a Circular 3.914, os bancos poderão oferecer a contratação automática do câmbio, de maneira a dispensar o destinatário de contratar a operação de câmbio para receberos recursos. Dessa maneira, o remetente dos recursos, no exterior, poderá preestabelecer o valor em reais a ser recebido pelo destinatário no Brasil.  Após a instituição financeira receber do exterior a ordem de pagamento, deverá transferir para a conta do cliente, em até três dias úteis, o valor em reais preestabelecido pelo remetente dos recursos.

A contratação automática do câmbio poderá ser oferecida pelos bancos a partir de 01/11/2018, quando a Circular 3.914 entra em vigor, e será limitada às ordens de pagamento de até R$ 10.000,00.

 




Compartilhar
[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox”]