Publicações
Rede Móvel de Telecomunicações é tema discutido entre governo e setores para edição de futuro decreto regulamentador
Envolvendo múltiplos setores e interesses, a regulamentação da instalação e operação de antenas que compõem as redes móveis de telecomunicações é um tema que vem em andamento no Governo.
O Ministério da Economia (ME) apoiou a elaboração de um decreto, tomando como base a versão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A ANATEL também participou e orientou a elaboração do texto da futura norma.
Segundo recentes manifestações do ME, em breve haverá uma solução para facilitar a instalação de antenas de redes móveis no Brasil. Embora o ME siga prestando apoio sobre o tema, a tramitação ficará a cargo do recém recriado Ministério das Comunicações, o qual atuará para alinhar os diversos setores.
Operadoras lembram que sem regulamentação das redes, o 5G será prejudicado no Brasil, pois ele demandará muito mais infraestrutura que comporte o aumento de tráfico de dados, etc.
O governo tem ciência de que uma norma que facilite a implementação de antenas no país é importante para garantir a modernização das redes móveis.
Sem regras que permitam instalar antenas com maior velocidade, bem como a garantia do direito de passagem em rodovias, por exemplo, as operadoras ficam de mãos atadas para implantar sua infraestrutura no mesmo ritmo em que a demanda cresce.
As empresas aguardam ansiosamente as novidades ao mesmo tempo que participam ativamente das discussões e trocas de informações entre todos os envolvidos que buscam conjuntamente melhores condições para investir no Brasil.
O OLIVEIRA RAMOS ADVOGADOS, especializado também no mercado de telecomunicações, segue acompanhando o assunto e mantendo seus clientes e interessados informados.
Compartilhar
[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox”]
ÚLTIMAS
Publicações
Criptomoedas podem ser utilizadas na integralização do capital de sociedades
Série LGPD na Prática: O que são Dados Pessoais?
Oliveira Ramos apoia Campanha Natal Sem Fome
LGPD: Ministério Público já começa a processar empresas
Marco Civil da Internet – STJ reafirma entendimento sobre guarda de dados
Sistema de pagamentos PIX é regulamentado pelo Banco Central
E-commerce: suspensão de conta para prevenção de fraudes não caracteriza prática abusiva
Anatel: participação estrangeira pode trazer benefícios ao Brasil
Indústria de Alimentos passa a contar com Regulamentação para doar Alimentos